sexta-feira, 30 de novembro de 2012

São Caetano do Sul disponibiliza bicicletas públicas adaptadas para idosos e deficientes


Do G1 São Paulo

Trinta bicicletas adaptadas às pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou deficiência estão disponíveis para locação nas estações em São Caetano do Sul, no ABC, a partir desta sexta-feira (30). Interessados deverão pagar R$ 5 e deixar caução de R$ 10.

Entre os novos modelos disponíveis, estão a handbike, que é pedalada com as mãos, em posição sentada (passeio) ou deitada (esportiva) e o triciclo.

Para utilização das bicicletas, os interessados deverão se cadastrar e preencher um termo de responsabilidade pela internet.

O ciclista cadastrado receberá, entre dois e dez dias, o seu cartão sancabike, que vai permitir o uso da bicicleta durante seis meses quantas vezes precisar por dia, no período de 45 minutos, porém, com um tempo de espera de 15 minutos entre um uso e outro.

Antes de usar, o ciclista deverá deixar como caução R$ 10 via cartão de crédito, de débito ou por meio de um boleto que pode ser impresso no site. Há necessidade também do pagamento de uma taxa de R$ 5 do seguro obrigatório contra acidentes.

As estações funcionarão todos os dias da semana, das 5h às 24h, para a retirada das bicicletas. A devolução poderá ser fita 24 horas por dia, todos os dias da semana. Nos casos de emergências e dúvidas, as pessoas poderão ligar para 0800 702 4170 (das 9h às 13h e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira, demais horários e dias da semana o atendimento será eletrônico)
Confira o endereço das estações:
Praça Primeiro de Maio (ao lado da Câmara Municipal)
Praça da Figueira (Rua Visconde de Inhaúma)
Terminal Rodoviário
Avenida Presidente Kennedy (uma em frente à Cidade da Criança e outra no cruzamento com Avenida Tijucussu)
Parque Chico Mendes
Rua Visconde de Inhaúma (Fundação das Artes)
Cruzamento da Rua Oriente com Rua Flórida
A nona estação será instalada na próxima do Park Shopping São Caetano

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

São Caetano inova e dá largada em mobilidade urbana adaptadas às pessoas idosas e com deficiência

Pedalar faz bem à saúde, assegura a boa fluidez do trânsito e contribui na sustentabilidade socioambiental. Por isso, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), aposta em ações inovadoras em prol da melhoria da qualidade de vida da população. A cidade será pioneira mundial em empréstimo de bicicletas públicas adaptadas às pessoas idosas e com deficiência. Os veículos serão apresentados nesta sexta (30), às 10h, na Câmara Municipal – Avenida Goiás, 600 – Centro.
Ao todo serão 30 triciclos (bicicletas com três rodas) e handbikes, que são pedaladas com as mãos, em posição sentada (passeio) ou deitada (esportiva). A iniciativa faz parte do projeto experimental SancaBike, em parceria com a Brasil e Movimento, que teve início em 30 de outubro deste ano, e disponibiliza bicicletas grátis à população por um período de 45 minutos.  O projeto já tem 2 mil usuários cadastrados e uso semanal de 1.200 viagens.
Por meio do SancaBike, os munícipes já contam com 60 bicicletas, distribuídas em 9 estações e localizadas em pontos estratégicos da cidade. A previsão é inaugurar 30 estações até o final da primeira etapa do projeto, em março de 2013, de acordo com a diretora de Transportes da Semob, Cristina Baddini.  “Na verdade, nossa expectativa é alcançarmos a marca de 100 estações e 1000 bicicletas”, diz.
A diretora ressalta que a cidade tem uma área territorial de apenas 15 km² e conta com 150 mil habitantes, correspondente ao número de veículos. Isso significa um carro para cada morador. Além disso, recebemos veículos de outras cidades. Por isso, temos de conscientizar as pessoas sobre o uso da bicicleta”.
Cristina lembra que a adoção da bicicleta como meio de transporte é benéfica, principalmente na área da saúde. “A poluição causada pelos motores dos veículos está relacionada a doenças pulmonares, cuja mortalidade tem aumentado e é preocupação. A obesidade também é um alerta. As pessoas só querem andar de carro e não se movimentam”, conclui.
Para ter acesso às bicicletas, os interessados devem preencher um cadastro no site www.brasilemovimento.com.br e pagar uma taxa de R$ 10 para efetivar um cartão que servirá como passe. Também é necessário pagar outra taxa de R$ 10 para ter cobertura de um seguro de acidentes.
SancaBike
O programa dá continuidade às ações da Prefeitura voltadas para as pessoas com deficiência. Entre elas os táxis adaptados, as iniciativas esportivas e a criação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef) e também de seu respectivo Conselho Municipal.
A secretária da Sedef, Liliam Fernandes, destaca que o Sancabike é de extrema importância, pois permite que as pessoas com deficiência se sintam incluídas em todas as atividades esportivas adaptáveis. “No Brasil ainda estamos engatinhando nessa área, mas assim como países do primeiro mundo, São Caetano dá um passo à frente em termos de transporte adaptado”, diz.
Já para o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui, “o projeto visa, além do esporte, a inclusão social nos deslocamentos, já que todas as pessoas podem se dirigir de estação para estação com as bikes”.
Brasil e Movimento
O SancaBike é fruto da parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura de São Caetano do Sul e a Brasil e Movimento, sócia da Movement Barcelona – única empresa europeia que gerencia o transporte público de bicicletas na Europa, Estados Unidos, México e Peru e única no mundo que possui ISO 9001 no segmento.
O projeto no município foi desenvolvido nos mesmos moldes do de Barcelona (Espanha), considerada o maior case de sucesso, onde foram implantadas 430 estações e emprestadas 6 mil bicicletas a 100 mil usuários por dia.
No entanto, o conceito inovador das bikes adaptadas para pessoas idosas e com deficiência só foi adotado, no primeiro momento, em São Caetano do Sul.
“Isso é um diferencial que gera ganhos para a cidade. O município é uma referência em mobilidade urbana. O uso de bicicleta compartilhada é uma ideia promissora e de sucesso”, destacou o presidente da Brasil e Movimento, Renato Frison.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Radares: por quê não

Dr. Marcelo Maravieski
     Radares, radares, sempre necessários em nossa sociedade onde ainda temos inúmeros motoristas nada conscientes do perigo do excesso de velocidade, tanto para eles, como para os pedestres. Basta vermos as estatísticas dos gastos das emergências hospitalares e veremos quanto é expressivo o número de vítimas de acidentes de trânsito, principalmente com motociclistas. E já que ainda não se costuma cobrar dos infratores das leis de transito acidentados os custos dos atendimentos prestados aos mesmos ou aos outros quando estes são comprovadamente culpados do acidente, devemos sim multar, e multar com valores bem expressivos, pois se não doer no bolso, infrações de trânsito continuarão a causar seus sofrimentos a muitas famílias.
     E será que deve mesmo haver sinalização alertando sobre a presença de radares? Mas já não existem as placas sinalizando a velocidade limite? E por quê certos motoristas não as respeitam? Por outro lado, alguns desses limites precisam ser revistos, como também a localização de alguns dos radares em nossa cidade, ou quem sabe uniformizarmos a velocidade limite em todos, pois é uma salada de 40km e 60 km que não é difícil alguns dos mais responsáveis motoristas serem flagrados por um desses ardilosos radares.
     E por quê até agora os radares ainda não foram reinstalados na Avenida Souza Naves? Qualquer pessoa que passa por lá vê que parece estar tudo pronto já há algum tempo e nada de radares. E enquanto outras vias da cidade já tem uma maior vigilância sobre a velocidade dos veículos que por elas rodam e assim estão mais seguras para os pedestres que necessitam cruzá-las, a Souza Naves ainda é um enorme risco para quem a ela precisa transpor.
     E o número expressivo de multas, o que quer nos dizer? Motoristas despreparados, indisciplinados? Algo quer nos dizer, como por exemplo, de que a facilidade de crédito que possibilita que cada vez mais pessoas adquiram seu sonho automotivo, não vem acompanhada do crescimento do respeito pelos outros que transitam pelas ruas, sejam pedestres ou condutores. E assim, nos lembramos de um refrão que quando não o temos valorizado, a sociedade padece das mais variadas maneiras, inclusive no trânsito: educação, educação, educação. Jornal da Manhã