quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Bikes adaptadas chegam a S.Caetano

O projeto Sancabike, que disponibiliza bicicletas para empréstimo gratuito em cinco pontos de São Caetano, recebeu ontem os primeiros modelos de bicicletas adaptadas para idosos e portadores de deficiência física.

No termo de cooperação com a empresa Brasil e Movimento, gestora do projeto, foram reservadas 10% de bikes adaptadas, ou seja, 30 unidades do total de 300 que estarão disponíveis nas ruas em até seis meses.

"Isso não quer dizer que teremos apenas esse número de bicicletas. Como o projeto ainda está em fase de aceitação, vamos colocar menos unidades nos pontos, porém, se a procura por modelos adaptados for grande, aumentaremos as bikes nos locais de empréstimo", garantiu a diretora de Transportes da cidade, Cristina Baddini.Já existe projeto para construção de 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas que integrarão os bairros às estações de trem e do monotrilho.

A intenção é melhorar a qualidade de vida dos moradores, aliando exercícios à diminuição da poluição do ar. "A ideia visa criar cultura mais saudável na população. Os moradores poderão ir à padaria, mercado e até mesmo ao shopping de bicicleta, sem se preocupar com estacionamento", disse o responsável pelo projeto de implantação, Fábio Petenati.

Já estão em negociação estações em supermercados e no ParkShopping São Caetano. A proposta é que o usuário que fizer compras em supermercados usando bicicleta receba gratuitamente a entrega dos produtos em casa. Já os usuários de bike em shopping contarão com vestiário com chuveiros e armários para uso gratuito.

As bicicletas poderão ser utilizadas por moradores de outros municípios mediante cadastro por meio do site do projeto (www.brasilemovimento.com.br).

"Esperamos construir essa cultura de preferência pela bicicleta. Estamos pensando na saúde e no meio ambiente", afirmou Cristina.
O projeto também conta com aulas de bicicleta, para ensinar usuários a pedalarem pelas ruas e ciclovias da cidade em segurança.

Andressa Dantas
Especial para o Diário

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bicicletas Públicas em Barcelona


As bicicletas fazem parte da paisagem da cidade de Barcelona. Há seis anos, no entanto, as ruas do local não eram tão amigáveis ao meio de transporte — era 80 quilômetros de ciclovias, algo que limitava a circulação das bicicletas para algumas áreas da cidade. Hoje, Barcelona já ampliou suas ciclovias para 230 quilômetros, fazendo das bikes uma opção comum de transporte para os moradores locais e turistas.
 
No início, Barcelona não tinha essa cultura de uso de bicicletas, assim como o Brasil ainda não tem. Esperamos que, aos poucos, as pessoas percebam as vantagens do meio de transporte e do nosso modelo de negócio e que, com isso, as prefeituras passem a se preocupar com a elaboração de uma infraestrutura adequada aos ciclistas.

O principal motor do projeto da empresa espanhola quando decidiu vir ao Brasil  é a publicidade. Os pacotes de patrocínio envolvem desde a exposição da marca dos anunciantes em todas as bicicletas e estações e alguns outros pontos específicos. Os projetos no Brasil ainda estão em fase experimental em Campinas/SP e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

NTU e Sest/Senat realizam ações para evitar acidentes com ônibus

Educação e bem estar de profissionais do volante. São dois aspectos muito mais relevantes para a redução de acidentes nas estradas e vias por onde trafegam ônibus do que multas.
Atualmente, os motoristas de ônibus e caminhões são responsáveis pela circulação de 75 milhões de veículos no Brasil.
Por conta disso, a NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte) aderiu à campanha permanente do Governo Federal, lançada em setembro, para redução de acidentes.
E a entidade vai além. Serão realizados encontros, seminários, workshops e trabalhos educativos especiais para condutores de ônibus.
Distribuição de folhetos, cartazes, cartilhas e exibição de vídeos para os motoristas também são outras ações.
Inicialmente, mais de 820 mil cartazes serão colocados em ônibus em todo o País.
As 146 unidades operacionais do Sest/Senat estarão preparadas para participar das ações.
No ano que vem pelo menos 250 mil motoristas de ônibus vão contar com cursos de capacitação, treinamentos, especialização para atendimento ao passageiro e relação interpessoal, direção defensiva e primeiros socorros.
E como dirigir bem também passa por cuidar da saúde, os motoristas de ônibus vão ter também acesso a consultas gratuitas com oftalmologistas, fisioterapeutas, psicólogos e dentistas. Problemas de saúde, como má postura, dores musculares, estresse e limitações visuais influenciam diretamente no desempenho e concentração dos motoristas, refletindo na segurança no trânsito.
Além de possibilitar profissionais tecnicamente melhores, as ações, segundo a NTU, têm o objetivo de mudar a imagem dos motoristas de ônibus, estigmatizada na sociedade, e prepará-los para as mais modernas exigências do mercado e de relacionamento social.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.