sexta-feira, 30 de março de 2012

Espaço de Vivencial de Mobilidade Urbana Vandir Della Negra inaugura amanhã às 11h


Vandir Della Negra foi funcionário da Prefeitura Municipal de São Caetano por 38 anos foi Diretor de Trânsito e trabalhou para a segurança na circulação da cidade

A SEMOB - Secretaria de Mobilidade Urbana do Município de São Caetano do Sul, através do Projeto Mobilidade Urbana entra em uma nova etapa na área de educação com a inauguração do Espaço Vivencial de Mobilidade. O Secretario de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui, comenta que a SEMOB trabalhará na busca da integração de valores inerentes ao desenvolvimento sustentável em todos os aspectos das ações que terão como pilar a Mobilidade Urbana.

O Espaço Vivencial de Mobilidade, sob orientação da Professora Gimeres Rocha Veloso, trabalhará com o protagonismo juvenil e atende crianças de 3 a 6 anos da rede de ensino e em sua proposta pedagógica, como uma extensão da sala de aula, e implementando a Educação para o Trânsito de forma a compreender a dimensão conceitual expressa na palavra trânsito a fim de que se possa criar e propor atividades significativas que visem a adoção de comportamentos seguros voltados ao bem comum no espaço público.

O Espaço de Vivências Vandir Della Negra favorecerá também a análise e a reflexão sobre os conceitos de locomoção, qualidade de vida e convívio social, possibilitando a formação do conceito de mobilidade urbana sustentável e as crianças encontrarão respostas de como é bom viver nas cidades.

“Nas visitas, programadas, as crianças atuarão através de uma prática de caráter coletivo, de troca de experiências, construções de conhecimento e desenvolvimento de ações buscando o fortalecimento de uma rede que se organiza em vivências cotidianas. Salienta também a importância do trabalho com o protagonismo juvenil, dando oportunidade aos jovens inseridos nos programas sociais do município”, diz Gimeres.


quinta-feira, 29 de março de 2012

Quilômetros de Arte

Michel dos Santos, o Secretário Iliomar Darronqui da Semob, Alekssandro Reis e Fabio Petenati
nas dependências do Espaço Vivencial de Mobilidade Urbana


As mãos do artista plástico Aleksandro Reis, coloriram as paredes do Espaço Vivencial de Mobilidade Urbana de São Caetano do Sul que será inaugurado no próximo sábado.

“Demos liberdade para ele criar. Aliamos esporte e lazer com cultura e arte e mobilidade urbana”, afirma Iliomar Darronqui, Secretário de Mobilidade da cidade.

O trabalho foi possível em razão da uma parceria entre o artista e a Secretaria de Esportes e Turismo, juntamente com a Secretaria de Mobilidade.

"Como a Prefeitura de São Caetano vêm investindo em arte para combater a pichação em próprios públicos na cidade e como queremos discutir a cidade neste Espaço Vivencial, tentamos reproduzir a arte que já é a cara de São Caetano, diz Fábio Petenati", responsável pela escolha das artes que integram o Espaço Vivencial.

“Escolhemos o Aleksandro, pois suas cores fortes e composições ousadas têm muita identificação com as crianças”, diz o responsável pela obra Michel dos Santos.

O artista plástico Aleksandro Reis é um grande talento da cidade. Desde 1998, Aleksandro já pintou o muro da Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Santa Maria e também pintou os cerca de 900 metros de muro que circunda o Estádio Anacleto Campanella, que integra o Complexo Esportivo Lauro Gomes de Almeida, no bairro Olímpico e os pincéis do artista também coloriram os paredões dos clubes na Avenida Kennedy, com cerca de 600m. O artista já coloriu as Capelas Nossa Senhora Aparecida e Santa Rita em São Caetano.

Ex-boia-fria nos tempos em que vivia em Adamantina, interior paulista, Aleksandro se inspira nos trabalhos do pernambucano Romero Britto, um dos mais premiados artistas da atualidade e o predileto entre as celebridades.Ele adotou São Caetano como sua cidade do coração.É casado, pai de um menino de 6 anos.

“Foi muito bom o trabalho para este Espaço Vivencial. Tive que desenvolver temas específicos e espero que as crianças apreciem e se encantem. A criança sempre grava boas imagens e eu espero com esta arte contribuir para o imaginário delas na construção da cidadania”, diz Aleksandro Reis.

O espaço está maravilhoso.Virei fã de Aleksandro Reis.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Semob lança Espaço Vivencial de Mobilidade Urbana


O Projeto do Espaço Vivencial de Mobilidade Urbana faz parte de um programa educacional, composto por ações integradas para mobilizar o cotidiano de alunos, pais, familiares, professores e comunidade, em busca da integração de valores inerentes ao desenvolvimento sustentável em todos os aspectos do ensino, tendo como pilar a Mobilidade Urbana. Interagir com o espaço urbano e aprender a viver com qualidade foi o principal objetivo da Prefeitura de São Caetano do Sul quando criou a cidade, para atender a crianças entre 3 e 6 anos, que funcionará na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana - Semob.

O Espaço será inaugurado no dia 31 de março de 2012, às 10h, na Av. Conselheiro Antonio Prado, 250. O Espaço Vivencial foi totalmente decorado pelo artista plástico sulcaetanense Aleksandro Reis com temas sobre mobilidade urbana e sustentabilidade. O artista trabalhou em seus painéis a trilogia do trânsito: engenharia, educação e fiscalização.

Além destes painéis, focou a importância do transporte público, com ônibus urbanos, transporte não-motorizado, táxi, segurança no transporte escolar, mobilidade reduzida e outros. "O objetivo geral é fazer com que a criança entenda as diversas formas do ir e vir com segurança na cidade, associada a conceitos como inclusão social e sustentabilidade. É uma área dedicada a estudar formas para melhorar o ‘ir e vir’ de todos nós. A criança deve entender a cidade e discutir soluções para o crescimento urbano e qualidade de vida", diz Iliomar Darronqui, secretário de Mobilidade Urbana. O cenário consiste num espaço onde a criança aprenderá cada elemento do trânsito e mobilidade, sendo um agente multiplicador entre o trânsito, a escola e a família, que, após aprenderem, vão conversar com os pais sobre posturas urbanas.

"Tratar do tema mobilidade pelo centro de interesse do homem e não pela perspectiva da máquina, demonstrando todas as interrelações que ele oferece, está é a nossa proposta no Espaço Vivencial", salienta a diretora de Transportes da Semob, Cristina Baddini Lucas. As atividades durarão cerca de uma hora e meia e serão supervisionadas por orientadores de mobilidade urbana, jovens de programas sociais e inclusivos da Prefeitura de São Caetano do Sul.

São esperadas cerca de 1.000 crianças por mês. As escolas que quiserem levar os alunos ao Espaço Vivencial devem procurar a coordenadora de Educação Para o Trânsito, Gimeres Rocha Velloso, pelo telefone 42211321. A criação da cidade foi feita com recursos próprios e com o apoio do DESEM, SEEST, Limpeza Pública e Parques e Jardins - secretarias da Prefeitura de São Caetano. A criação e execução da obra foram responsabilidade dos funcionários da Semob Michel dos Santos e Fábio Petenatti.