quarta-feira, 21 de março de 2012

Trânsito mata 6,5 mil crianças por ano na América Latina

Na América Latina morrem a cada ano cerca de 6,5 mil crianças como consequência de acidentes de trânsito, cifra que poderia diminuir em 90% com o uso correto das cadeirinhas nos veículos, segundo estudo divulgado nesta terça-feira no Panamá. De acordo com a investigação da Fundação Mapfre em 18 países da América Latina, Espanha, Suécia e Portugal, o número de vítimas menores de 15 anos representa 42 mortes a cada milhão de habitantes.

A principal causa de morte é que os menores, no momento do acidente, não estão sentados e se estão, usam incorretamente as cadeiras de segurança infantis, indicou o estudo.

"As cadeirinhas evitam entre 50 e 90% de todas as lesões infantis, graves ou mortais", disse o documento, que compara a situação de seu uso com a Europa, onde a taxa de mortalidade nos países analisados é de 11 em cada milhão de habitantes.

"Há um dado que é muito chamativo: se a taxa de mortalidade na América Latina fosse exatamente a mesma que a da Europa seriam salvas 4.800 pessoas" dessas 6.500, disse Agustín Galdón, subdiretor do Instituto de Segurança Viária da Fundação Mapfre.

O país com mais vítimas mortais de 0 a 14 anos é El Salvador, com 95 em média em cada milhão de habitantes, seguido do Equador (73), Venezuela (60), Argentina (56), México (53) e Peru (50).

Porto Rico (15), Guatemala (21), Colômbia (23), Panamá (26), Uruguai (27), Chile (30) e República Dominicana (30) apresentam as menores taxas.

Segundo Galdón, para reduzir a mortalidade infantil em acidentes viários na América Latina é necessário "normas mais efetivas" para o uso das cadeiras de segurança e "que os cidadãos as conheçam, as entendam e que saibam que as devem cumprir".

terça-feira, 20 de março de 2012

Comissão de Bicicleta se reunirá no final da tarde de 27 de março, na sede da ANTP


A Comissão Técnica de Bicicleta da ANTP promoverá sua próxima reunião no dia 27 de março de 2012, terça-feira, das 16h às 18h, na sede da ANTP (Rua: Marconi, 34 – conjunto 21 e 22, Centro, São Paulo-SP). Pauta. De acordo com o presidente da Comissão, Reginaldo Paiva, a pauta inclui os seguintes pontos: 1) Informes ANTP – Plano Estratégico, Reuniões Virtuais e Observatório das Comissões; 2) I Encontro das cidades Amigáveis em São Caetano do Sul – Cidade Amigável é Cidade Segura. Confirmação. A coordenação do encontro solicita a confirmação de presença até a próxima sexta-feira, 23 de março de 2012, com Fabiana Morelli.

segunda-feira, 19 de março de 2012

São Caetano promoveu neste domingo o 1º Passeio Ciclístico da Família

Image

Os ciclistas de São Caetano do Sul participaram neste domingo (18/3) do 1º Passeio Ciclístico da Família. A saída aconteceu no Espaço Verde Chico Mendes, às 9 horas, e o itinerário seguiu pela Avenida Roberto Simonsen e Avenida Goiás, terminando na altura do nº 2.100 da Avenida Kennedy, diante da Cidade das Crianças.

Realização: Secretaria Muncipal de Esportes e Turismo

O evento foi um sucesso.

Parabéns!

Homenagem ao ciclista Láercio Ferraz em São Caetano do Sul

Image

No próximo dia 25, à partir das 10h30 acontece no Parque Linear da Avenida Kennedy, no bairro Olímpico em São Caetano do Sul uma homenagem ao ciclísta Laércio Ferraz, falecido em agosto de 2009 vítima de câncer. A intenção é homenagear o atleta que formou uma equipe competitiva na cidade dando o seu nome ao parque linear.

A iniciativa é de um grupo composto por 400 pessoas que conheceram Ferraz e sua trajetória e que figuram em um abaixo-assinado que embasou o pedido feitop à prefeitura. Ferraz tinha paixão pela bicicleta. Isso começou em 1948 quando seu pai, Oscar Ferraz, fundou a bicicletaria chamada Oficina 9 de Julho. Ele cresceu nesse meio e criou um grupo de ciclistas que participava de provas na região e no interior do Estado. Ele também era criativo e ganhou prêmios por bicicletas nada convencionais.

http://tonabike.wordpress.com/