quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Bicicleta é mais veloz que carro em congestionamentos

As bicicletas são mais eficientes que os carros em congestionamentos de grandes cidades como São Paulo, disse na manhã desta quinta-feira (25) a secretária de do Meio Ambiente da Cidade do México, Tanya Müller. A afirmação foi feita durante uma apresentação no Seminário RespirAr, promovido pela TV Globo e realizado no teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Enquanto um carro trafega a 12 km/h em média nos horários de pico, a bicicleta anda a 16km/h. “Um trecho de 8 km que seria percorrido em 40 minutos por um automóvel acaba sendo feito em apenas 30 minutos de bicicleta”, disse.

O modelo de incentivo ao transporte sustentável utilizado na capital mexicana, que pode servir de exemplo para políticas relacionadas nas metrópoles brasileiras, foi apresentado durante o evento. Além de ser mais eficaz quando há tráfego lento, a bicicleta não polui e melhora a saúde de seu usuário, já que é um exercício físico.

Para isso, porém, é preciso algumas alterações nas vias. Na Cidade do México foram criadas ciclovias, cicloestacionamentos e o programa Ecobici – a pessoa pode alugar diariamente uma bicicleta para trafegar de um ponto a outro da cidade após pagar uma anuidade. Há atualmente 90 cicloestações no município.

São Paulo
Durante a abertura do seminário, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressaltou as políticas de transporte que ajudam a combater a poluição do ar. “Investimento em metrô e trem é extremamente relevante. Todos os nossos esforços são para o transporte sobre trilhos”, ressaltou o governador.

Outras medidas que segundo Alckmin ajudaram a melhorar a qualidade do ar - principalmente na cidade de São Paulo - foram a ampliação do Rodoanel Mário Covas, que retira principalmente veículos de carga das ruas e avenidas paulistanas, a recuperação da Serra do Mar e a implantação de impostos sobre os combustíveis. “A taxa de ICMS sobre a gasolina, que é mais poluente, é de 25%, enquanto a de álcool fica em 12%. Com isso, o carro flex acabou se tornando um carro a álcool.”

Também presente no seminário, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, disse que o combate à poluição depende de todos e lembrou que a cidade de São Paulo, que já foi considerada a mais poluída visualmente, “em seis meses passou a ser a com menos poluição visual”.

O seminário, que conta com também com a presença de representantes de cidades paulistas e de ONGs, marca o fim da série de reportagens especiais sobre poluição feitas pela TV Globo. O objetivo é discutir possíveis soluções para o problema. “As questões ambientais têm cada vez mais relevância nas políticas públicas e no coração do cidadão”, disse o diretor-geral da Rede Globo, Octávio Florisbal

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Casinhas de pássaro ajudam o trânsito


Motoristas vão acelerando, acelerando e acelerando até quando um radar de trânsito aparece no horizonte. Quando isso acontece eles reduzem a velocidade – para não levar multa, naturalmente. Que tal fazer uma casa de passarinhos no formato de um radar para que sua rua tenha um trânsito melhor?

Foi isso que Ian Magee, 63 anos, fez na rua da sua cidade no interior do Reino Unido. Lá os radares são bem parecidos com a casinha aí da foto, então funcionou bem: Vários carros (inclusive ambulâncias!) reduziram a velocidade, enquanto animais como pássaros e morcegos adoraram a casinha.

As autoridades de lá não sabem se isso é legal e estão pensando em retirar a casa do lugar, uma pena já que fez com que os carros não passassem dos 50km/h do limites por lá e ainda renderam abrigo para animais.