terça-feira, 9 de agosto de 2011

Investimentos públicos em mobilidade urbana para a Copa/2014

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, com seus pares no Governo, mapearam um pacotão de investimentos públicos com a finalidade de oferecer transporte aos torcedores durante os 30 dias da competição. São as obras de mobilidade urbana. Veja o que se pretende fazer:
BRT - Um modelo de transporte coletivo em que os ônibus trafegam por corredores exclusivos
CORREDORES EXCLUSIVOS - São faixas exclusivas de rodagem para ônibus, em médias ou longas distâncias
VLT/METRÔ - Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é um sistema de transporte por meio de trens, movidos por eletricidade ou a diesel, espécie de metrô de superfície
MONOTRILHO - São trens que utilizam pneus e trafegam normalmente em vias elevadas
VIAS EXPRESSAS - São vias fechadas a ciclistas e pedestres, sem cruzamentos ou semáforos, que permitem velocidades maiores
Veja quais cidades-sedes utilizarão cada um desses transportes e o tamanho de sua extensão
Belo Horizonte - Investimento R$ 1,5 bilhãoBRT (41,4 km) + CORREDORES EXPRESSOS (9,1 km) + VIAS EXPRESSAS (8,6 km)
Brasília – Investimento R$ 364 milhõesVLT/METRÔ (6,4 km) + VIAS EXPRESSAS (2 km)
Cuiabá – Investimento R$ 481 milhõesBRT (23,2 km) + CORREDORES EXPRESSOS (10 km)
Curitiba – Investimentos R$ 453 milhõesBRT (4,1 km) + CORREDORES EXPRESSOS (71,5 km) + VIAS EXPRESSAS (8,5 km)
Fortaleza – Investimento R$ 562 milhõesBRT (15,5 km) + CORREDORES EXPRESSOS (7 km) + VLT/METRÔ (19 km)
Manaus – Investimentos R$ 1,5 bilhãoBRT (23 km) + MONOTRILHO (20,2 km)
Natal – Investimentos R$ 411 milhõesCORREDORES EXPRESSOS (22 km) + VIAS EXPRESSAS (4,8 km)
Porto Alegre – Investimentos R$ 525 milhõesBRT (27,3 km) + CORREDORES EXPRESSOS (12,4 km) + VIAS EXPRESSAS (2 km)
Recife – Investimentos R$ 872 milhõesBRT (18 km) + CORREDORES EXPRESSOS (16,5 km) + VIAS EXPRESSAS (4 km)
Rio de Janeiro – Investimentos R$ 1,6 bilhãoBRT (41 km)
Salvador – Investimentos R$ 570 milhõesBRT ( 19 km)
São Paulo – Investimentos R$ 3,7 bilhõesMONOTRILHO (6 km)

Fonte: CEF, BNDES, Ministério das Cidades e do Esporte, Comitê Paulista da Copa do Mundo


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CET amplia ação contra desrespeito ao pedestre


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá intensificar a fiscalização aos motoristas que deixarem de dar preferência aos pedestres durante a travessia. Segundo a CET, a região central da capital e também a Avenida Paulista serão os primeiros pontos a terem maior fiscalização.
Mais de 150 agentes de trânsito da CET, divididos em três turnos, irão participar da ação. Além de autuar os motoristas que desrespeitarem a faixa de travessia, eles irão fiscalizar a zona azul. Segundo a companhia, os agentes receberam treinamento específico para reforçar seus conhecimentos sobre as infrações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para orientar os motoristas, serão instaladas em cruzamentos, com e sem semáforos, 142 faixas de sinalização com os seguintes dizeres: Pare antes da faixa; Evite multas e pontos na carteira; A faixa é do pedestre. A CET também irá distribuir panfletos sobre o Programa de Proteção ao Pedestre em terminais de ônibus da capital.
Fiscalização
Em reportagem publicada em julho pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi revelado que é pequeno o número de autuações por desrespeito aos pedestres em São Paulo. Dados da CET revelam que, em média, só três veículos são multados diariamente na capital por não darem prioridade a quem está a pé.
São três as principais infrações que comprometem a segurança dos pedestres: não dar preferência às pessoas na faixa, não aguardar o pedestre completar a travessia e deixar de dar atenção a ele nas conversões. Em 2010, a fiscalização dessas situações por agentes da CET em São Paulo resultou em 1.009 multas - uma quantidade pequena se comparada, por exemplo, à média de 5,7 mil veículos autuados por dia por furar o rodízio. Todas essas infrações estão previstas no CTB, que já vigora há 14 anos.