terça-feira, 7 de junho de 2011

Região precisa de vontade política para implantar a faixa segura, avalia o especialista Nazareno Affonso

Nas ruas de Brasília os carros devem parar imediatamente ao perceber que pedestres querem atravessar. Isso acontece desde 1997, quando o arquiteto e urbanista Nazareno Affonso, da Associação Nacional dos Transportes Públicos, iniciou campanha educativa e fiscalizadora na capital brasileira.

O trabalho de Affonso ñão se resumiu à fixação de placas e faixas informativas. Na época, mais de 500 fiscais do Departamento de Trânsito foram para as vias públicas orientar condutores e pedestres.

Para ele, que explanou a idéia ontem para o Consórcio Intermunicipal, o projeto pode ser adotado no Grande ABC. "Tem de ter vontade política, caso contrário não sai do papel", afirmou o especialista.

Affonso argumentou ainda que o projeto pode ser integrado com os sete municípios. "Em Brasília foram feitas blitz para expandir a idéia para as cidades satélites. Aqui, os prefeitos têm de estudar a melhor forma", opinou.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Coordenador do MDT- Nazareno Affonso discute com os Prefeitos o respeito a faixa de pedestres no Consórcio Interm




O projeto da travessia segura na faixa de pedestres foi prposto pelo Consórcio do Grande ABC para que nas sete cidades que compõem a região do ABC – São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – seja garantido o respeito à faixa de pedestre.

Nazareno Affonso apresentou em sua palestra que as sociedades que conseguem respeitar a faixa de travessia terão dado um considerável salto de qualidade no tocante à proteção à vida no trânsito.

Nesse processo, o poder público não pode e não deve se ater meramente à administração cotidiana dos fatos, mas, ousar, alçando-se ao conceito estratégico de administrar fenômenos, de mudar mentalidades, de mudar coletivamente o comportamento das pessoas”, afirmou, assinalando: “Conseguir o respeito ao pedestre na faixa é, portanto, adquirir um novo status de cidadania”.

Em seguida, mostrou como foi implantado em Brasília o respeito à faixa de travessia, durante sua gestão como secretário de Transportes do Distrito Federal, no final dos anos 80.

Os Prefeitos das sete cidades concordaram que respeitar o pedestre na faixa é, portanto, se igualar ao primeiro mundo em cidadania e encaminharam para o Grupo de Trabalho de Mobilidade do Consórcio os encaminhamentos para que o ABC se coloque neste novo patamar de mobilidade urbana.