terça-feira, 16 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO– Participe da ação nacional


DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO

Dia 21 de novembro de 2010 – Terceiro domingo do mês

A violência no trânsito mata todos os anos quase 1,3 milhão de pessoas, fere e incapacita mais de 50 milhões e é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos.

Em outubro de 2005, a Assembléia Geral da ONU aprovou resolução conclamando todos os países para que definissem o terceiro domingo do mês de novembro de cada ano como o dia dedicado à memória das vítimas da violência sobre rodas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as demais instituições mundiais ligados à segurança na circulação viária incentivam os governos e as organizações civis em todo o planeta que celebrem festivamente essa data, não só como uma forma de mobilização social e de homenagem aos entes queridos vitimados pela violência viária, mas como uma legítima e necessária provocação para que ações efetivas e práticas sejam adotadas.

O objetivo da celebração é garantir a mobilização da sociedade contra essa violência absolutamente previsível e confortar as centenas de milhares de parentes e amigos das vítimas que sofrem e sofrerão para sempre as consequências materiais, sociais e principalmente emocionais desses eventos trágicos.

Em 2007 o Brasil, pela primeira vez, fez no Rio de Janeiro através da Ong TRÂNSITOAMIGO e entidades parceiras o seu primeiro movimento que se repetiu em 2008. Em 2009, para que a consciência sobre a gravidade do problema fosse ampliada, os organizadores decidiram que, a partir daquele ano, ela seria itinerante acontecendo em cidades diferentes. A primeira escolhida foi Curitiba palco de uma tragédia que vitimou dois jovens inocentes e que comoveu o Brasil. O evento foi marcado com a construção de um monumento permanente no Parque Barigui. Neste ano de 2010, a data cairá no próximo dia 21, em Florianópolis.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

11 dicas para evitar uma multa de trânsito

10 dicas para evitar uma multa de trânsito

Atitudes corretas do dia a dia muitas vezes são negligenciadas - confira algumas


Às vezes, a rotina deixa a pessoa descuidada de certos aspectos na hora de dirigir. E isso pode ocasionar uma ou mais multas. Aqui vão algumas dicas de coisas que os motoristas são obrigados a fazer, mas as vezes acabam esquecendo.

1 - Respeite os limites de velocidade estabelecidos. Em uma avenida livre, é mais fácil apertar o pedal do acelerador com um pouco mais de força para ganhar tempo. Mas isso pode causar uma multa por guardas de trânsito ou radares, além de aumentar as chances de causar um acidente.

2 - Dirija com responsabilidade. Às vezes um motorista apressado negligenciam a segurança e fazem diversas manobras acrobáticas e ousadas, o que deve ser evitado. Caso contrário, pode causar um acidente ou mesmo chamar a atenção de um policial, pode aplicar uma multa por direção perigosa e excesso de velocidade.

3 - Não utilize o telefone celular. Não faça chamadas e muito menos envie mensagens de texto. Isso retira grande parte da concentração do motorista e pode causar acidentes, sem falar na multa por infringir um código de trânsito.

4 - Utilize sempre o cinto de segurança. Além de ser uma parte essencial do carro qaunto a segurança, é uma obrigação do motorista. Afinal, mesmo em pequenos trajetos e em baixas velocidades nunca se sabe quando o cinto pode salvar uma vida. No banco de trás o cinto também deve ser usado.

5 - Respeite os sinais de trânsito. Em algumas partes do mundo pode se avançar o sinal em certas horas da noite, desde que seja feito com cuidado. Mas durante o dia é muito importante que não se ultrapasse o sinal vermelho, ou pode-se causar um acidente ou ganhar um bem merecia pena. Outra dica é não obstruir os cruzamentos. Se a luz está verde, mas não tem espaço suficiente a frente, melhor ficar parado e evitar uma multa.

6. Não dirija nos acostamentos. Por mais pressa se tenha, é importante ter este espaço somente para veículos de emergência, ou carros que tenham tido algum problema.

7 - Respeite as sinalizações. Ao dirigir é importante estar atento no que acontece ao redor. Grande parte dos acidentes de trânsito são porque as pessoas não olham para os sinais ou o fazem demasiadamente tarde. Ao ignorar um sinal também está se comentendo uma infração de trânsito.

8 - Esteja sempre atento. A pressão de estar atrasado pode existir, mas não justifica negligenciar acontecimentos ao redor. Fazer diversas coisas ao dirigir ou mesmo andar muito distraído podem ser interpretado como uma falta de atenção e são puníveis com multa.

9 - Mantenha seu veículo em boas condições. Quebrar o carro no meio da rua obstruindo o tráfego é passível de punição. Outra multa que pode ser aplicada é em um veículo que parou por falta de gasolina. Portanto muito cuidado com o veículo é fundamental para evitar multas.

10 - Respeite os agentes e policiais do trânsito. Caso o motorista seja parado, o melhor a se fazer é ouvir pacientemente o que o guarda tem a dizer. É bem educado quem souber lidar com estas situações.

11 - Mantenha os pagamentos em dia. DPVAT, Seguro e Licenciamento devem ser pagos todo ano. Não esqueça de levá-los em todas as vezes que utilizar o veículo.