sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fiscalização da cadeirinha começa dia 1º de setembro





Na próxima quarta-feira (1 de setembro), começa a vigorar a obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança para transportar crianças menores de 10 anos. O uso das cadeirinhas em carros de passeio também passa a ser obrigatório.
O prazo já havia sido prorrogado por um período de 84 dias para que os pais se adequassem à Resolução nº 227, editada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 28 de maio de 2008.
A partir dessa data, quem descumprir a norma vai pagar multa de R$ 191,54 e ganhar sete pontos na carteira, uma vez que a falta é considerada infração gravíssima. Além disso, o infrator ficará com o veículo retido até a compra da cadeira correta.
O uso da cadeirinha é importante para prevenir lesões nas crianças em casos de acidente, já que é comum que os passageiros sentados no banco de trás sejam arremessados para fora do veículo quando não usam o cinto de segurança. Com a proteção do equipamento, a força do impacto é distribuída por todo o corpo, protegendo a cabeça e a coluna vertebral, áreas ainda mais sensíveis nas crianças. Com o uso maciço das cadeirinhas, deve diminuir o número de acidentes fatais envolvendo meninas e meninos.
Transporte de crianças
Segundo a resolução nº 277, de junho de 2008, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) obriga o uso de três diferentes tipos de cadeirinha infantil, de acordo com a idade e o peso da criança. Táxis, ônibus e transportes escolares não são obrigados a colocar a cadeirinha. Ainda assim, as autoridades de trânsito aconselham os motoristas desses veículos a instalarem o equipamento para assegurar o conforto e a segurança dos pequenos.
O transporte de crianças de até um ano de idade deve ser feito com equipamento denominado conversível ou bebê conforto; crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas; e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as crianças até dez anos devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro O transporte de crianças menores de sete anos em motocicletas é proibido, por considerar que crianças dessa idade não têm condições de cuidar de sua própria segurança.
A norma estabelecia prazo de até dois anos para adequação, com o início da fiscalização previsto para junho de 2010. Porém, devido à falta de equipamentos de segurança no mercado, o prazo foi prorrogado para 1º de setembro de 2010.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ação do MPF cobra cadeirinha em vans e táxis

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ontem uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) seja obrigado a regulamentar, ainda que de forma educativa e temporária, o uso de cadeirinhas no transporte escolar e em táxis. Esses veículos ficaram de fora da resolução que obriga a instalação de dispositivos de segurança para crianças de até 7 anos e meio e entra em vigor no dia 1.º.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou que não vai comentar o caso porque não foi notificado.

A ação é do Procurador Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo, Jefferson Aparecido Dias. Em junho, ele instaurou um inquérito para apurar a ilegalidade, por omissão, da exclusão dos veículos. "Uma criança transportada no carro dos pais estará, em tese, segura, pois contará com a cadeirinha, mas a mesma criança transportada em uma van escolar não contará com a mesma segurança, pois o órgão responsável se omitiu", diz Dias.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Nesta quinta (26), às 16h, ANTP TV debaterá os impactos dos acidentes de trânsito sob o ponto de vista médico


Com a participação de especalistas da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e da Comissão de Trânsito da ANTP, a ANTP TV, em seu programa de entrevistas Em Movimento, discutirá nesta quinta-feira, 26 de agosto de 2010, no horário das 16h às 18h, os impactos dos acidentes de trânsito sob o ponto de vista médico. O comando do programa é do jornalista José Márcio Mendonça.

Convidados

Dois dos convidados desta edição do programa - Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP, e Mauro Augusto Ribeiro, presidente da Abramet -participarão dos estudos da ANTP TV em São Paulo; outro convidado, José Heverardo da Costa Montal, 1º vice-presidente da Abramet, participará dos estúdios de Brasília.

Tema

Com o tema Prevenção de acidentes da mobildiade urbana, o programa discutirá medidas relacionadas com a segurança de tráfego, campanhas educativas e ações de prevenção, aperfeiçoamento do exercício profissional da medicina e da segurança de tráfego no País.

Chega de Acidentes!

Junto com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), com a Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND) e com a própria ANTP, a Abramet é uma das organizações realizadoras do movimento Chega de Acidentes!, que conta também com o apoio de mais de 50 outras entidades e empresas.

Ao vivo, com perguntas.

A transmissão desta ediação de Em Movimento será ao vivo, com perguntas do público, por meio de uma caixa de correspondência colocada ao lado da tela de transmissão.

As perguntas também podem ser enviadas antecipadamente por e-mail, para o endereço antptv@antp.org.br.


terça-feira, 24 de agosto de 2010

Quem mora em via com trânsito sofre mais com poluição, diz estudo

Jovens tendem a ser hospitalizados nessas áreas, revela pesquisa da USP.Centro de São Paulo apresenta maior concentração de poluentes.

Uma pesquisa da USP revela que nas regiões de maior tráfego de veículos a saúde dos jovens e crianças é mais afetada neste inverno seco.

“As pessoas que moram nessas regiões apresentaram uma maior chance de serem hospitalizadas por problemas respiratórios nesses eventos em que há a poluição do ar”, explica a pesquisadora Giovana Moser de Toledo.

Na tarde desta segunda (23), nenhuma das 20 estações de medição da qualidade do ar na região metropolitana indicou boas condições. Em cinco, o ar estava inadequado.

Nesta época, aumenta o número de crianças com doenças respiratórias e os ambulatórios da cidade ficam lotados. Em um hospital infantil do Centro, a cada cem pacientes atendidos, 80 estão com problemas para respirar.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Deputados pedem compromisso de presidenciáveis com trânsito seguro


Foi lançado dia 18, na Câmara, um manifesto com 14 sugestões de combate à violência no trânsito.

Deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e da Comissão de Viação e Transportes cobrarão dos candidatos à Presidência da República medidas de combate à violência no trânsito. Os parlamentares lançaram hoje o "Manifesto pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito - Uma Década de Ações para a Segurança Viária", documento enviado há duas semanas a todos os coordenadores de campanha dos candidatos.
"Espero que, até a próxima semana, eles possam assumir ou não o compromisso com essa causa. É um trabalho não apenas simbólico, mas de colocar essa questão na ordem do dia", afirmou o presidente da frente, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).

Segundo o parlamentar, a frente vai divulgar em seu site (www.frentetransitoseguro.com.br) os candidatos que se manifestarem a favor e contra o documento.

Beto Albuquerque: trânsito seguro deve estar na pauta das eleições

O presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Milton Monti (PR-SP), lembrou que o Brasil registra mais de 35 mil mortes por ano no trânsito. "São quase 100 mortos por dia, é como se um avião caísse a cada dia", lembrou o parlamentar. Albuquerque, por sua vez, ressaltou que o número sobe para perto de 50 mil pessoas, se forem contabilizadas as mortes de pacientes vítimas do trânsito em hospitais.
Para o deputado Hugo Leal (PSC-RJ), não existe desculpa para que o trânsito não seja uma ação prioritária do Estado. "Se as pessoas não se comovem com o numero de mortos e feridos, que pelo menos vejam que o investimento na prevenção trará redução no numero de leitos ocupados nos hospitais", explicou.
Fiscalização e educação

O manifesto contém 14 sugestões aos candidatos. Uma delas é a definição de um plano nacional de redução de mortes e lesões no trânsito, a ser financiado com recursos arrecadados com as multas nas estradas. Albuquerque já apresentou um projeto de lei (PL 5525/09) que prevê a criação desse plano.
O manifesto também sugere que o País adote uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que 1/3 dos condutores sejam fiscalizados anualmente, especialmente por meio do teste do bafômetro.
Outra proposta é a realização de campanhas educativas de trânsito permanentes, com a participação de governos estaduais e municipais, de organizações não governamentais e da população em geral.
Brizza Cavalcante
Hugo Leal: trânsito precisa ser uma ação prioritária do Estado.
TwitterAlbuquerque criticou os usuários do Twitter que usam a rede social para avisar onde há barreiras de fiscalização da Lei Seca (11.705/08). "Estamos legitimando por onde o crime pode passar impunemente. Não é só o sujeito que bebe que escapará da barreira, mas todos os criminosos", afirmou.
Hugo Leal afirmou, no entanto, que muitas informações sobre trânsito no Twitter já têm uma ênfase positiva. Ele citou um informativo que atinge atualmente mais de 90 mil pessoas da capital carioca. "Uma iniciativa que começou com o foco para trazer prejuízo se transformou em um grande instrumento de mobilidade urbana."
Confira a íntegra do documento