quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ranking de trânsito ruim: São Paulo está em sexto lugar






A cidade de São Paulo tem o sexto pior trânsito do mundo, de acordo com uma pesquisa feita pela IBM. O estudo Commuter Pain, divulgado nesta quarta-feira (30), reuniu avaliações de 8.192 motoristas de 20 cidades em cinco continentes, ao longo de dois anos




À frente da capital paulistana no inglório ranking estão cidades como Johanessburgo (África do Sul), Moscou (Rússia) e Nova Delhi (Índia). A cidade chinesa de Beijing é a primeira colocada, com as piores condições de tráfego. Em São Paulo, 61% dos motoristas entrevistados acha que a situação do trânsito piorou muito nos últimos três anos.




Este resultado, de acordo com a pesquisa, se torna visível não apenas nas ruas: 55% dos paulistanos que enfrentam o trânsito no dia a dia afirmaram que, de alguma forma, as más condições de tráfego afetaram sua saúde, aumentando os níveis de estresse e raiva.



Os prejuízos à saúde são mais bem compreendidos quando se leva em conta outros aspectos do estudo. Em São Paulo, 45% dos motoristas relataram que já alteraram planos de viagens ou férias pensando nos problemas que enfrentariam nas estradas e rodovias.



A IBM perguntou a todos os motoristas participantes o que eles fariam se o tempo de deslocamento diário no trânsito diminuísse. Cerca de 50% deles disseram que passariam mais horas com a família e com amigos. Outros 44% afirmaram que se dedicariam a atividades físicas.
Para 52% dos motoristas paulistanos, tanto o estresse quanto o tempo gasto no trânsito poderiam diminuir se o governo investisse na melhora dos transportes públicos.




terça-feira, 29 de junho de 2010

2º Prêmio CET de Educação de Trânsito




A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo está realizando o 2º Prêmio CET de Educação de Trânsito, que tem por objetivo incentivar a reflexão, a criatividade e a produção de trabalhos voltados para a segurança no trânsito.



Participe



Inscrições a partir de 24/05Poderão concorrer estudantes, professores, condutores, terceira idade, empresas/entidades, profissionais com atuação técnica na área de trânsito/transporte e qualquer cidadão maior de 18 anos que residam ou exerçam atividade profissional no Município de São Paulo.

São 11 categorias e os 3 primeiros lugares de cada categoria receberão respectivamente R$ 4.000,00, R$ 2.000,00 e R$ 1.000,00.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente neste site no período de 24 de maio a 05 de julho de 2010 e os trabalhos deverão ser enviados pelo correio com data de postagem até 06 de julho de 2010.

Todos os inscritos receberão certificados de participação no Concurso.
Todos os premiados receberão um certificado com a classificação alcançada.
A escola, empresa, entidade ou instituição que encaminhar maior quantidade de trabalhos receberá certificado de Honra ao Mérito.



Resultados



O resultado e nome dos ganhadores serão divulgados no D.O.C. – Diário Oficial da Cidade de São Paulo e no site da CET, no dia 23 de agosto de 2010 e os vencedores serão informados via telefone, e-mail ou fax.



Categorias



Saiba em quais categorias você pode participar.



CATEGORIA


QUEM PARTICIPA


TRABALHO


TEMA

Estudantes


Alunos do 1º ao 9º ano


Desenho


Como vejo o trânsito no futuro

Alunos do Ensino Médio ou EJA


Paródia


Trânsito

Universitários


Adesivo


Trânsito e Segurança

Terceira Idade


Pessoas com 60 anos ou mais


Crônica


Ser idoso no trânsito de São Paulo

Educador


Professores/Educadores


Projeto


Educação para o trânsito

Empresa / Entidade


Empresas / Entidades


Projeto


Segurança e Qualidade de vida no Trânsito

Condutor 2 Rodas


Motociclistas / Ciclistas


História


Aconteceu comigo no trânsito de São Paulo

Condutor


Motoristas habilitados nas categorias B, C, D ou E


História


Aconteceu comigo no trânsito de São Paulo

Profissionais


Profissionais com atuação técnica em trânsito/transporte


Projeto


Melhoria de Segurança no Trânsito

Cidadão


Pessoa física com 18 anos ou mais


Foto


Isto também é trânsito

Maiores informações:

http://cetsp1.cetsp.com.br/PremioCET/default.aspx

Cristina Baddini Lucas - especialista

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Parcelamento de multas

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, em caráter terminativo, o Projeto de Lei 20/10, do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), que propõe o parcelamento de multas de trânsito em até seis vezes. A justificativa para esse benefício é o alto valor de algumas das multas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que variam de R$ 53,20, para infrações leves, a R$ 191,54, para as de natureza gravíssima. Cada valor pode ser multiplicado até por cinco, conforme a gravidade da infração.

Segundo o relator da matéria, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), se em tese o valor das multas estimula os motoristas a cumprirem a lei, na prática, a impossibilidade de quitar de uma só vez débitos acumulados tem levado uma grande parcela dos infratores à inadimplência, o que faz crescer a frota irregular que roda nas cidades e estradas.

O processo de licenciamento anual e obrigatório do veículo não pode ser feito enquanto houver multas pendentes. Se circular sem a regularização da documentação, o proprietário terá o veículo apreendido. Nesse caso, o pagamento das multas também é exigência para a liberação do veículo. E, se a dívida não for quitada em 90 dias, ele vai a leilão.

Na cidade de São Paulo, que tem uma frota de 6,8 milhões de veículos, cerca de 1,7 milhão está em situação irregular, principalmente pela falta de pagamento de multas de trânsito e do IPVA.

Críticos do projeto de lei argumentam que a flexibilização do pagamento das multas pode amenizar o rigor da legislação de trânsito, o que não é conveniente. Observe-se, porém, que não é apenas o valor das multas que inibe o infrator e assegura o cumprimento da lei. A fiscalização rígida, permanente e sem tolerância é essencial para manter os motoristas atentos às regras do trânsito e à sua observância.

O parcelamento já existia em São Paulo, estabelecido por lei de iniciativa do vereador Adilson Amadeu (PTB) sancionada há quatro anos pelo prefeito Gilberto Kassab, que possibilita o pagamento em até 12 parcelas mensais iguais e sucessivas, apenas para veículos registrados na capital e de multas de competência municipal. As parcelas são reajustadas pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Na época, 800 mil veículos tinham multas pendentes, num total de R$ 512 milhões. Esse valor é maior que o recorde de arrecadação com multas de trânsito registrado no ano passado, de R$ 473,3 milhões. Mesmo batendo recorde, a receita com multas em 2009 ficou aquém do previsto pela Prefeitura, que esperava arrecadar R$ 567 milhões. Apenas 64% do total se referia a infrações registradas em 2009. O restante correspondia ao pagamento de multas atrasadas.

Há dias, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo apreendeu um Gol 2001 que tinha 737 multas e mais de R$ 1 milhão em débitos. Foi o segundo veículo flagrado em uma semana em situação tão crítica. O outro foi um Palio Weekend, que acumulava 573 multas, que somam mais de R$ 1,3 milhão. Os dois veículos eram procurados pelo Detran há anos, o que comprova as deficiências da fiscalização.

Além da inadimplência, que compromete a arrecadação prevista pelo governo, esses veículos irregulares têm, na maior parte, manutenção inadequada, o que aumenta o risco de acidentes e compromete a fluidez do trânsito, porque enguiçam com frequência.

A reorganização do Comando de Policiamento de Trânsito e a parceria entre seus policiais e os agentes de fiscalização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) são fundamentais para retirar das ruas da capital os veículos irregulares e, assim, melhorar o trânsito.

Com a aprovação do parcelamento das multas em todo o País, Estados e municípios poderão agora agir em conjunto para tornar mais rígida a fiscalização e, assim, levar a uma estrita observância da lei. Com a facilidade para quitar débitos atrasados, os proprietários de veículos não terão mais nenhuma justificativa ou desculpa para deixar de regularizar sua situação.

FONTE: Grupo Estado.
Cristina Baddini Lucas