quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lista do governo coloca 22 carros como menos poluentes


O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta terça-feira (1º/12) a lista de veículos do ano 2009 com índice de emissão de poluentes e de gás carbono (que causa o efeito estufa). Do total de 402 veículos analisados, 22 do tipo flex receberam nota máxima de aprovação, que corresponde a 5.


São seis carros da Fiat, um da Ford, sete da GM, três da Citroen e cinco da Volkswagem. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acredita que com base nesse levantamento, o consumidor poderá acessar a página do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na internet, e fazer a avaliação para a compra o carro menos poluente.
Diante das críticas de fabricantes de automóveis e de combustíveis sobre o critério de classificação utilizado no ano passado, quando os carros receberam uma nota por emissão, a pasta resolveu criar um grupo de trabalho, formado por montadoras, pela Petrobras, pelo Ibama e por fabricantes de álcool para a criação de um conceito único de classificação, com base na soma dos poluentes com o emissores.


Os modelos que receberam nota máxima são: Idea Adventure Duoalogic 1.8, Palio ELX 1.8, Siena HLX 1.8, Stillo Flex Dualogic 1.8, Stilo Blackmotion e Stilo Sport Dualogic 1.8, da Fiat; o K 1.0, da Ford; e C3 EXCL 1.4, C3 GLX 1.4 e C3 XPL 1.4, da Citroën. Além desses, foram listados da GM o Prisma Max 1.0, o Celta duas portas Life 1.0, o Celta duas portas Sprit 1.0, o Celta duas portas Super 1.0, o Celta 4 portas Life 1.0, o Celta 4 portas Spirit 1.0 e o Celta 4 portas Super 1.0. Da Volks, apareceram o Fox 1.6 Plus, o Fox 1.6 Route, o Space Fox 1.6, o Space Fox Sport Line 1.6 e o Space Fox Route 1.6. (AE)


Cristina Baddini Lucas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana


Existem no mundo atualmente 800 milhões de veículos, número que deve pular para 2 bilhões até 2030. Para evitar que os sistemas de locomoção entrem em colapso, é preciso planejar e organizar o trânsito nas metrópoles, com investimentos em transporte de massa, como trens e metrô para reduzir o aumento incontrolável da poluição, principal vilã do aquecimento global, além de evitar que os trabalhadores gastem cada vez mais tempo entre sua casa e o trabalho.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participou da abertura da Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana no Rio de Janeiro,a semana passada e afirmou que é necessário investir em transportes públicos de qualidade nas grandes cidades, a fim de beneficiar o trabalhador brasileiro.


"A gente precisa compreender que o investimento na mobilidade urbana é investimento na melhoria de vida das pessoas. Que fazer esse companheiro chegar em casa ou no trabalho mais rapidamente é permitir a ele que tenha um pouco mais de lazer", disse Lula.
Ele defendeu gastos em infraestrutura básica, principalmente para atender às camadas mais pobres da população. "Nós queremos acabar com a máxima, vergonhosa, de que tudo para o rico é desenvolvimento, e para o pobre é gasto", frisou.
Cristina Baddini Lucas