quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mude seus hábitos




A mudança de hábitos decorrente da economia de materiais colabora com a sustentabilidade nas empresas. O uso de papéis já escritos como rascunhos, a troca de copos descartáveis por vidros ou garrafas e a redução de energia são os métodos mais utilizados por todos durante o período pós-crise.
A sustentabilidade não consiste apenas em fazer reflorestamento ou promover ações de reciclagem, mas o principal objetivo deve ser a redução do uso de recursos naturais.
No momento de recomposição de mercado que o mundo vive, as organizações tendem a se recuperar com a redução de custos e preocupações ambientais.
Ande a pé ou de biciclleta.
Se for longe, vá de ônibus ou metrô.

Cristina Baddini Lucas

terça-feira, 20 de outubro de 2009

União consegue suspender repasse de recursos do Funset



DECISÃO
União consegue suspender repasse de recursos ao Funset

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, suspendeu a execução de sentença que condenou a União a repassar ao Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset) e ao coordenador do Sistema Nacional de Trânsito, todas as importâncias arrecadadas de recursos nominados nos artigos 78 e 320 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei n° 9.503/97) e artigo 6° da Lei n° 9.602/98.

A sentença, proferida nos autos de Ação Civil Pública, da 1ª Vara Federal da 11ª Subseção Judiciária de Marília (SP), condenou a União, ainda, a repassar, atualizado monetariamente, o saldo total recursos da mesma natureza que reteve antes da propositura ou durante o processamento da ação. A União foi condenada, também, a aplicar efetivamente os referidos recursos em programas de prevenção de acidentes e projetos de educação e segurança no trânsito. O pedido de suspensão, feito pela União, foi indeferido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

No STJ, pelo entendimento de seu presidente, ministro Cesar Asfor Rocha, ficou suficientemente demonstrada, na petição inicial, a possibilidade de grave lesão à economia, ao referir-se à necessidade e à legalidade do contingenciamento de despesas com o propósito de sustentar projetos indispensáveis ao equilíbrio das constas pública.

Ao avaliar a matéria, Cesar Asfor Rocha ressaltou que, segundo a União, a sentença determinou o repasse imediato do acumulado, em virtude da reserva de contingência para superávit – o que totalizaria hoje, aproximadamente, R$ 1,65 bilhão –, além da transferência dos recursos dos anos a partir da sentença. O presidente do STJ esclareceu, porém, que os antigos valores referidos nos autos originários, conforme extraído da documentação juntada, são muito elevados. Explicou que, nesse caso, o contingenciamento de despesas serve como controle de gastos e de manutenção de metas econômicas por parte da União, viabilizando outras despesas, indispensáveis à sociedade e à solidez da economia pública.

“Por outro lado, além de os valores aqui discutidos serem elevados, há, sem qualquer dúvida, a possibilidade de efeito multiplicador, tornando-se comuns demandas propostas com o objetivo de evitar indispensável contingenciamento de despesas por parte da União”, observou Cesar Rocha.

Em seu pedido, a União sustentou a ocorrência de grave lesão à ordem e à economia públicas, argumentando que a decisão privilegiou as normas contidas no Código de Trânsito em detrimento do “nefasto impacto da decisão nas contas públicas”, afirmou. Argumentou, ainda, quanto à importância da política de superávit primário e quanto à necessidade de contingenciamento de recursos vinculados para o cumprimento da citada política.
http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=94179
Coordenadoria de Editoria e Imprensa
E os 100 mortos por dia e 400 feridos pelo trânsito no Brasil que se contentem com o superavit primário! Absurdo!


Cristina Baddini Lucas

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Plantas recomendadas pela NASA




Quem não quer respirar um ar mais puro? Qualquer cidadão afirmaria sem pestanejar que ar poluído é um problema bastante desagradável no dia-a-dia urbano. Enquanto esperamos medidas governamentais ou novas tecnologias que solucionem a situação, nos limitamos a medidas como andar de bicicleta e usar mais transportes coletivos.Se, mesmo assim, você ainda tem a sensação de que o ar que respira não é nada como aquele da fazenda, longe de qualquer poluição da cidade, há uma nova solução.
Segundo pesquisas da NASA (agência espacial americana), que sempre procura novas formas de purificar o ar de suas estações espaciais, algumas plantas são capazes de retirar do ar, além do CO2, outras substâncias prejudiciais à saúde, como o benzeno e o formaldeído.Algumas das plantas indicadas pela NASA são:Filodendro (philodendron scandens)Pau-d’água (dracaena fragrans)Hera (hedera helix)Paulistinha (chlorophytum comosum)Lírio-da-paz (spathiphyllum mauna loa)Café-de-salão (aglaonema modestum)Fícus-benjamim (ficus benjamina)Palmeira-bambu (chamaedorea seifrizii)Espada-de-são-jorge (sansevieria trifasciata)Confira a fonte: Revista Época Negócios
Cristina Baddini Lucas