quinta-feira, 23 de julho de 2009

Instrutor de auto escola terá que fazer prova


Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira estabelece o exame obrigatório para avaliação de instrutores e examinadores de trânsito, que será feito a cada três anos.
A intenção é mensurar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Formação de Condutores.
As questões da avaliação serão disponibilizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito e os Estados poderão usá-las também caso desejem implantar outros exames.
De acordo com a resolução, os profissionais que realizarem o exame e não atingirem nota igual ou superior a 70 (setenta) deverão, obrigatoriamente, passar por um curso para requalificação.
Quem deixar de se inscrever para o exame, ou que não comparecer na data de sua realização, terá o credenciamento para o exercício da função de examinadorou instrutor suspenso até que passe pelo curso para requalificação.

A resolução nº321 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada na edição do Diário Oficial de ontem e passou a valer para todo território nacional desde a data de publicação.

Cristina Baddini Lucas

terça-feira, 21 de julho de 2009

Cuidado com os torpedos no trânsito


Usar o celular ao volante aumenta significativamente o número de situações de tráfego em que o motorista demora a reagir ou simplesmente não reage. Isto tanto vale para as ligações, quanto para o envio e recebimento de torpedos.
Os pesquisadores da RAC Foundation, na Inglaterra decidiram avaliar o impacto causado pelos “torpedos” na direção depois que o observaram que o envio e leitura de mensagens durante o dirigir é comum entre os motoristas britânicos.


A pesquisa foi conduzida por especialistas da RAC Foundation que trabalha com segurança dos motoristas em parceria com o TRL - Laboratório de Pesquisas do Trânsito. Foram utilizados simuladores de direção no trânsito.


Segundo os resultados, as reações dos motoristas foram 35% mais lentas quando escreviam ou liam mensagens de texto pelo celular enquanto dirigiam.


Além disso, a capacidade de controle no volante foi prejudicada em 91% e a habilidade em manter a distância com relação aos outros carros também foi reduzida. Em situações reais de trânsito, esses efeitos aumentariam de forma significativa o risco de acidentes.


Quando trocam torpedos pelo celular, os motoristas são distraídos ao tirar a mão do volante para usar o celular, ao tentar ler textos pequenos no visor do celular e ao pensar em como escreverão suas mensagens.


Essa combinação de fatores resulta na clara diminuição da capacidade de reação reduzindo o controle do veículo o que coloca o motorista em um risco ainda maior do que se tivesse consumido até dois drinques.É necessário um investimento urgente do governo e das empresas do setor em campanhas para educação no trânsito direcionadas a alertar os motoristas sobre os riscos de enviar ou ler torpedos quando estiverem conduzindo veículos