terça-feira, 14 de julho de 2009

Inicia hoje o Seminário Nacional da NTU

Acontecem entre os dias 14 e 16 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o 22º Seminário Nacional NTU e a Feira Transpúblico, organizados pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em conjunto com a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS). Com o tema central “Transporte Público na Copa do Mundo”, o evento reúne empresários e especialistas do setor para debater as diversas propostas de infraestrutura para o mundial de 2014 no Brasil. Um dos principais destaques é a discussão sobre a implantação do BRT (Bus Rapid Transit), nas 12 cidades-sede da Copa

Há 19 anos, empresários e especialistas do setor de transporte público de passageiros se reuniam pela primeira vez em um seminário da NTU. O evento surgiu da necessidade de aproximar colegas e trocar as experiências que deram certo. Os encontros eram pequenos, regionais e em curtos espaços de tempo. O público era bem específico: donos de empresas de transporte público motivados pela expansão e crescimento da mobilidade urbana para o progresso do país.

A cada edição, o evento superava as expectativas. Tanto o público quanto o assunto não comportavam mais no espaço físico e temporal propostos inicialmente. Tentou-se então promover dois encontros anuais com a duração de dois dias. Foi um sucesso. O evento mudou o nome de Encontro Regional para Seminário Nacional. O público passou de 100 para 250 pessoas que participavam ativamente com novas idéias e propostas pela melhoria constante da qualidade e eficiência do transporte público.

Ainda assim, foi preciso crescer. Especialistas, técnicos, estudantes, urbanistas, advogados, sociólogos, administradores, enfim, as discussões se estenderam a todas as áreas de conhecimento e pediram por uma mudança estrutural significativa do evento. Em 1999, o Seminário adotou o atual formato. O encontro anual é composto por palestras, apresentação de cases, debates, além de feiras e mostras do setor. Cerca de 450 participam dos dois dias de Seminário. Os embates foram divididos entre os Colégios Técnico, de Advogados e de Gestão Empresarial para centralizar as discussões.

Na edição de 2007, a NTU realizou uma edição especial do evento em comemoração aos 20 anos de aniversário e muito trabalho da entidade. O Seminário Nacional também foi palco do lançamento do livro “Construindo o Progresso – A História do Transporte e os 20 anos da NTU”, da premiação do 1º Concurso de Fotografia NTU, da inauguração do Museu da NTU e da entrega da condecoração NTU 20 anos, em que foram agraciadas todas as pessoas físicas e jurídicas que tiveram participação relevante nesses 20 anos de história da NTU.

Neste ano, o Governo Federal discutirá, em conjunto com os estados e municípios, os investimentos a serem realizados nas cidades que sediarão a Copa do Mundo 2014. Uma excelente oportunidade para discutir a funcionalidade das diversas modalidades estruturantes de transporte coletivo urbano.

Foi pensando nessas questões, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU realiza, em conjunto com a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus – FABUS, a Feira Transpúblico 2009 e o Seminário Nacional NTU cujo tema central será “Transporte Público na Copa do Mundo”.

Na oportunidade, a NTU apresentará um estudo técnico que compara as características dos diferentes modais de transporte, fomentando um debate construtivo sobre o assunto.